Ao menos sete municípios da Região Central do Estado seguirão vacinando contra a gripe na rede pública mesmo após o fim do prazo da campanha nacional. A reportagem obteve resposta na manhã deste sábado com onze secretarias municipais de saúde.
Sobraram mais de 2,3 mil vacinas nos postos da cidade
Cacequi, Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul, Jaguari, Santiago, São Gabriele São Vicente do Sul ainda têm doses e alguns grupos prioritários em que a meta não foi completamente atingida. Com isso, postos seguirão imunizando na próxima semana. Santa Maria, Lavras do Sul e Itacurubi ainda não definiram se a vacinação terá andamento. Agudo atingiu as metas e não deverá mais imunizar. O objetivo da campanha é vacinar 80% do público-alvo.
VÍDEO: médico de Santa Maria esclarece dúvidas sobre a gripe A
Em alguns casos de vacinação estendida, se sobrar doses, deverão ser imunizados professores, policiais e outros profissionais que tenham contato mais próximo com o público. Isso segue a orientação da Secretaria Estadual divulgada nessa sexta-feira. Cidades como Santiago já estão fazendo esse tipo de imunização. Para alguns casos, também é avaliada a possibilidade de imunizar o público geral após as metas serem atingidas.
10 coisas que você precisa saber sobre a gripe e a vacinação
Até agora, foram confirmados 338 casos de gripe A no Rio Grande do Sul, que resultaram em 60 mortes. Nessa sexta-feira, 83% da meta de vacinação havia sido atingida no Estado, que tem 600 mil doses de estoque.
"